«UTILIZAÇÃO CRIATIVA DA MÚSICA NO ENSINO DAS LÍNGUAS NOS 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO»
GRUPO 2: Ana Ladeira, Lila Afonseca e Teresa Caldas
Disciplina: Língua Portuguesa
Disciplina: Língua Portuguesa
Ano de escolaridade: 5º e/ou 6º Ano
Duração: 90 minutos (eventualmente mais 45 minutos)
Tópico de Aula: Fábulas
Conteúdos:
- Fábula
- Esopo e La Fontaine
- Moralidade
- Texto Narrativo: Estrutura da narrativa/narrativa fechada; tipo de narrador; personagens
e localização espácio-temporal
- A personificação
- Classes de palavras: Nomes, adjectivos e verbos
Actividades:
1ª Etapa:
- Divisão da turma em 5 grupos de 4 alunos
- Distribuição pelos grupos dos textos relativos às duas fábulas
- Leitura silenciosa dos textos
- Audição dos dois excertos musicais
- Correspondência entre os textos e os excertos musicais
- Expressão oral: cada grupo justifica a razão da sua escolha
2ª Etapa:
- Leitura expressiva dos textos pelos alunos
- Análise das fábulas
- Consolidação dos conteúdos leccionados
3ª Etapa:
- Nova audição do excerto musical «Carnaval dos Animais, Finale»
- Escolha, em grupo, de 3 nomes, 3 adjectivos e 3 verbos que o excerto musical lhes sugere
- Redacção de uma fábula utilizando as palavras escolhidas (sensibilização dos alunos para a estrutura da narrativa/narrativa fechada; utilização da personificação e moralidade)
- Leitura das fábulas produzidas pelos grupos
- Eleição da melhor fábula
A Cigarra e a Formiga
Num dia soalheiro de Verão, a Cigarra cantava feliz. Enquanto isso, uma Formiga passou por perto. Vinha afadigada, carregando penosamente um grão de milho que arrastava para o formigueiro.
- Por que não ficas aqui a conversar um pouco comigo, em vez de te afadigares tanto? – perguntou-lhe a Cigarra.
- Preciso de arrecadar comida para o Inverno – respondeu-lhe a Formiga. – Aconselho-te a fazeres o mesmo.
- Por que me hei-de preocupar com o Inverno? Comida não nos falta... – respondeu a Cigarra, olhando em redor.
A Formiga não respondeu, continuou o seu trabalho e foi-se embora.
Quando o Inverno chegou, a Cigarra não tinha nada para comer. No entanto, viu que as Formigas tinham muita comida porque a tinham guardado no Verão. Distribuíam-na diariamente entre si e não tinham fome como ela. A Cigarra compreendeu que tinha feito mal...
Moral da história:
Não penses só em divertir-te. Trabalha e pensa no futuro.
Fábulas de La Fontaine
O Conselho dos Ratos
Há muito, muito tempo, os Ratos reuniram-se em assembleia para decidirem em conjunto o que fazer em relação ao seu inimigo comum: o Gato.
Depois de muito conversarem, um jovem rato levantou-se e apresentou a sua proposta:
- Estamos todos de acordo: o perigo está na forma silenciosa como o inimigo se aproxima de nós. Se conseguíssemos ouvi-lo, podíamos escapar facilmente. Por isso, proponho que lhe coloquemos um guizo no pescoço.
A assembleia recebeu estas palavras com entusiasmo. Foi então que um Rato Velho se levantou e perguntou:
- E quem é que vai colocar o guizo no pescoço do Gato?
Os ratos começaram a olhar uns para os outros, e não houve nenhum que se oferecesse para levar a cabo semelhante tarefa.
Então o Rato Velho terminou, dizendo:
Propor uma solução é fácil, o difícil é pô-la em prática.
Fábulas de La Fontaine
Excertos musicais: Mozart – A Flauta Mágica - Papageno
Camille Saint-Saëns - Le Carnaval des Animaux - Finale
Sem comentários:
Enviar um comentário